Dicas do Friolino

  • DICAS DO FRIOLINO
  • Compartilhe:
    Muito prazer, eu sou o "Subresfriamento"! Veja como este item do balanceamento do sistema é importante!

    O que significa "subresfriamento"?

    Resfriamento adicional do líquido saturado, para garantir que não exista vapor indo para a válvula de expansão. A quantidade de subresfriamento, a uma determinada condição, é a diferença entre a temperatura de saturação e a temperatura do refrigerante líquido na saída do condensador.

      

    Porque o subresfriamento é desejável?

     

    O subresfriamento é desejável por umas razões como:

     

    1) Ele aumenta a eficiência do sistema uma vez que a quantidade de calor sendo retirada por grama de refrigerante que circula é maior. Isto reduz a quantidade de tempo que o compressor deve funcionar para manter a temperatura.O  aumento na capacidade, que você obtém com  cada grau de subresfriamento, varia com o tipo de refrigerante utilizado.

     

    2) O subresfriamento é benéficio porque ele previne que o refrigerante líquido mude para vapor antes que ele chegue ao dispositivo de expansão. Perda de carga na tubulação de líquido e trechos de subida podem reduzir a pressão do refrigerante para o ponto onde ele evapora ou realiza um "flash gás" na linha de  líquido.

    Esta mudança de fase faz com que o refrigerante absorva calor antes que ele chegue  ao evaporador. Subresfriamento inadequado impede que a válvula  de expansão alimente adequadamente  o refrigerante líquído no evaporador resultando em uma baixa performance.

     

    Para realizar o balanceamento do sistema de refrigeração de forma adequada, utilize um termômetro de 5 pontas!

    Clique aqui para ver os produtos relacionados a esta publicação.


Carregando...