Televendas:
(11) 3504-0450

Dicas do Friolino

  • DICAS DO FRIOLINO
  • Compartilhe:
    Você conheçe o funcionamento de um compressor para refrigeração?

    O compressor é um dos componentes do sistema de refrigeração. É o componente do custo mais elevado e considerado o coração do sistema.

    A função determinante do compressor no sistema de refrigeração é o bombeamento de certo fluxo de massa de refrigerante no mesmo, o qual, por transformações termodinâmicas, comandadas pelos fenômenos de expansão e compressão, ora evapora-se, ora condensa-se da seguinte forma:

     

    1 - O compressor aspira vapor à baixa pressão do evaporador e através de seu elemento de compressão comprime essa quantidade de vapor aspirada. Não há mudança de estado durante o processo de compressão e todo o calor resultante do trabalho de compressão se transfere para o refrigerante. Após a compressão o refrigerante agora na forma de gás a alta pressão é superaquecido e descarregado para o condensador, onde inicia um processo de perda de calor (calor esse absorvido na evaporação e resultante do trabalho de compressão), ao atingir a temperatura de condensação este sofre uma mudança de estado, vapor para líquido (condensação) e o condensado resfria-se até atingir a temperatura ambiente.

     

    2 - O refrigerante líquido, sub-resfriado, passa por um dispositivo de expansão (válvula de expansão ou tubo capilar), expande-se na entrada do evaporador, causando queda de pressão e consequentemente nova mudança de estado do refrigerante, de líquido para gasoso, absorvendo calor da câmara de refrigeração.

    O refrigerante, agora na forma de vapor à baixa pressão, novamente passa a ser succionado pelo compressor, iniciando-se novo ciclo.

    Clique aqui para ver os produtos relacionados a esta publicação.


Carregando...